Páginas

domingo, junho 30, 2013

BOLO DE IOGURTE COM CALDA DE LARANJA


A receita desse bolo é super versátil, você pode trocar os ingredientes que saborizam e fazer várias opções diferentes: coco, limão, maçã e etc. A receita original é esta de Laranja, a massa fica bem fofinha... 





Ideal para qualquer ocasião, especialmente com aquele cafezinho a tarde...





Ingredientes:

1 e 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1 pitada de sal
raspas de uma laranja
1/2 xícara de chá de iogurte natural
3 ovos grandes
1/2 xícara de chá de óleo de milho
2 colheres de sobremesa de fermento em pó

Para a calda:

1 xícara da chá de açúcar de confeiteiro
1/2 xícara de chá de suco de laranja


Modo de preparo:

Primeiro coloque em uma vasilha o açúcar com as raspas da laranja. Esfregue com as pontas dos dedos até ficar úmido e perfumado, ás raspas de laranja irão liberar todo o sabor no açúcar, essa etapa é super importante. Junte os ovos e o iogurte e misture bem até ficar bem incorporado. Delicadamente acrescente a farinha misturada ao fermento sem mexer demais, senão a massa fica pesada. Coloque o óleo e junte delicadamente. Unte uma assadeira de furo pequena e despeje a massa. Leve ao forno pré aquecido a 180 graus por 50 minutos ou até que esteja dourado e que o palito saia seco. Espere esfriar para desenformar.
Prepare a calda misturando o açúcar de confeiteiro ao suco de laranja e despeje sobre o bolo. Após uns 15 minutos essa calda seca e fica como uma casquinha de açúcar.

Agora é só servir!!!

Beijus da Chris













TORTA MOUSSE DE COCO


Essa torta mousse é tão leve que chega a derreter na boca, não muito doce, na medida certa, sobremesa suave que encanta a todos os paladares...





Ingredientes:

200 gramas de coco ralado fresco para a massa
100 gramas de coco ralado fresco para a mousse
1 clara
4 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de água
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite sem o soro
200 ml de leite de coco
1/2 envelope de gelatina sem sabor
raspas de chocolate ao leite para decorar
leite condensado para decorar


Modo de preparo:

Misture as 200 gramas de coco ralado fresco com as 4 colheres de sopa de açúcar, a clara, e a água. Forre uma forma de fundo removível e as laterias também untada com manteiga e pressione bem com os dedos. Asse em forno pré aquecido a 200 graus só até começar a dourar. Reserve e deixe esfriar.
Para a mousse bata no liquidificador as 100 gramas de coco com o leite de coco e o leite condensado. Acrescente a gelatina sem sabor dissolvida conforme as instruções de preparo e bata novamente até dissolver bem. Misture o creme de leite sem soro e bem gelado sem bater. Despeje sobre a massa e leve para gelar até firmar. Desenforme e decore com as raspas de chocolate ao leite e com fios de leite condensado.

Verdadeiro manjar dos deuses!!!!

Beijus da Chris





CASQUINHA DE TRUTA


Uma opção bem interessante para substituir a carne de siri é fazer a casquinha com a truta. Nem sempre encontramos uma carne de siri limpinha e sem espinhos, então a truta é uma ótima opção, um peixe de carne delicada, sem espinhos,  e de sabor muito suave...



Ingredientes:

300 gramas de filé de truta
1 pimentão vermelho pequeno picadinho
1 cebola pequena picadinha bem miúda
1 colher de sopa de azeite de dendê
sal e pimenta branca moída a gosto
suco de 1 limão siciliano
150 ml de creme de leite fresco
100 gramas de queijo parmesão ralado fresco
azeite de oliva para grelhar

Modo de preparo:

Tempere os filés de truta com o suco de limão siciliano, a pimenta branca e o sal. Em uma frigideira antiaderente grelhe os filés de truta no azeite. Retire a pele, desfie e reserve. Na mesma frigideira coloque o azeite de dendê e refogue a cebola bem miúda e o pimentão picadinho. Em seguida coloque a truta desfiada e refogue por mais uns 2 minutos. Adicione o creme de leite fresco e mexa mais um pouco. Coloque a mistura nas casquinhas de louça e polvilhe bastante queijo parmesão por cima. Leve ao forno alto para gratinar até que esteja douradinho. Sirva com fatias de limão.

Fica com sabor de quero mais!!!

Bom apetite
Beijus da Chris








MOQUECA DE CAÇÃO

Essa receita de Moqueca é muito rápida de fazer, com apenas 30 minutos já está prontinha para servir. Um prato com sabores acentuados porém muito leve e suave...





Ingredientes:

1 Kilo de Cação em postas
1 unidade pequena de pimentão vermelho fatiado
1 unidade pequena de pimentão verde fatiado
1 unidade pequena de pimentão amarelo fatiado
3 tomates fatiados
1 cebola grande cortada em rodelas finas
4 batatas cortadas em rodelas grossas
200 ml de leite de coco
suco de 1 limão
molho de alho a gosto
sal e pimenta do reino a gosto
1 xícara de chá de azeitonas pretas inteiras sem caroço
salsinha e coentro a gosto
páprica picante a gosto
pimenta dedo de moça picadinha sem pele e sem semente
azeite extra virgem o quanto baste


Modo de preparo:

Primeiro eu começo temperando o peixe. Coloque o suco de 1 limão, o molho de alho (igual ao vidrinho de molho de pimenta pronto que a gente compra no mercado), sal e pimenta do reino a gosto. Reserve e deixe descansar. Por ser uma carne mais sensível, com 30 minutos de antecedência é o suficiente para que o tempero pegue bem ok. Prepare o mise en place de todos os ingredientes que estão listados na receita,    este é o único trabalho que você vai ter, é essencial para que você faça a montagem do prato.
Para a montagem utilize uma panela própria para moqueca, se você não tiver uma opção boa é usar aquela panela Wok o efeito é o mesmo.
Coloque uma generosa porção de azeite no fundo da panela e comece montando na seguinte sequência: rodelas de tomate, cebola, os pimentões de 3 cores e a batata, tempere as camadas com sal, pimenta do reino e a páprica moderadamente. Regue com azeite. Em seguida uma camada do peixe e um punhado de azeitonas pretas. Repita as camadas até terminar todos os ingredientes, sendo os legumes como última camada. Regue tudo com a marinada do tempero do peixe que sobrou. Ligue o fogo em temperatura média e tampe a panela. Não precisa colocar água, pois os ingredientes já irão soltar água o suficiente para o cozimento. Deixe cozinhar por uns 15 a 20 minutos. Abra a panela e coloque o leite de coco e deixe cozinhar por mais 10 minutos até o molho começar a engrossar. Com uma espátula mexa nas laterais da panela para que o molho se misture por igual. A batata ajuda para que o molho engrosse naturalmente. Finalize o prato com o coentro e a salsinha picada. Coloque a pimenta dedo de moça picadinha sem a pele e sementes.

Dica: quando você for temperar o peixe cuidado com a quantidade de sal pois vocês irão utilizar essa marinada para regar a moqueca.

Leve a panela a mesa, sirva com arroz branco e pirão!!!

Bom apetite
Beijus da Chris




sábado, junho 29, 2013

CAÇAROLA ITALIANA





Essa receita você não pode deixar de fazer!!! Caçarola Italiana é bom demais...





Ingredientes:

1 1/2 xícara de chá de açúcar
1/2 xícara de chá de água
5 ovos
3 xícaras de chá de leite
2 xícaras de chá de açúcar
5 ovos
5 colheres de sopa de farinha de trigo
100 gramas de queijo ralado
2 colheres de sopa de canela em pó
1 colher de sopa de fermento em pó


Modo de preparo:

Em uma panela derreta o  açúcar com a água até ficar uma calda mais espessa, caramele uma forma de buraco. Bata todos os ingredientes no liquidificador e despeje na forma. Asse em banho maria em forno alto por 50 minutos. Espere esfriar para desenformar. Depois é só servir, morno ou gelado, de qualquer maneira é delicioso!!!

Beijus da Chris



CARNE AO MOLHO DE PINHÃO

Quem resiste a essa delícia!!! Que tal transformar a sua carne de panela com esse delicioso molho de pinhão??? Essa receita é sucesso garantido...





Ingredientes:

1/2 Kilo de carne em cubos (miolo de paleta,coxão mole, músculo, ponta de peito)
100 gramas de bacon em cubos
1 cebola média picadinha
3 dentes de alho titurados
3 tomates picados sem sementes
1 cenoura pequena picada
2 folhas de louro
400 ml de caldo de carne
150 ml de vinho tinto seco
1 xícara de chá de pinhão cozido e descascado
tomilho a gosto
salsinha a gosto
sal e pimenta do reino a gosto
óleo de milho para refogar


Modo de preparo:

Tempere a carne com sal, tomilho e pimenta do reino a gosto. Em uma panela de pressão com o fundo bem quente coloque um pouco do óleo de milho e refogue bem a carne. Após dourada retire a carne da panela e reserve. Na mesma panela coloque os cubos de bacon e frite bem até dourar, adicione em seguida a cebola picadinha e o alho e refogue. Coloque os tomates picados sem sementes e refogue mais um pouco e na sequência a cenoura picada e o louro. Volte a carne para a panela e adicione o vinho tinto e o caldo de carne. Tampe a panela e assim que pegar a pressão conte 20 minutos. Abra a  panela, adicione o pinhão cozido e em fogo médio deixe mais uns 10 minutos para reduzir o molho. Desligue o fogo e adicione a salsinha picadinha.

Sirva com arroz. Vamos aproveitar a época do pinhão e fazer essa delícia!!!

Bom apetite,
Beijus da Chris












sexta-feira, junho 28, 2013

QUINDIM


Difícil encontrar quem não goste desse doce...a primeira vista parece ser difícil de fazer, mas não é!!! É só uma receita delicada que como quase todos os doces requer medidas precisas. Pra mim o quindim é um verdadeiro manjar dos deuses...




Ingredientes:

1/2 Kilo de açúcar
3 xícaras de chá de coco fresco ralado
3 colheres de chá de manteiga em temperatura ambiente
18 gemas
Glucose branca para untar

Modo de preparo:

Misture bem o coco com o açúcar até formar uma massa mole e úmida. Junte a manteiga e mexa. Cubra com plástico filme e leve à geladeira por no mínimo 5 horas. Após esse tempo de descanso, passe as gemas pela peneira e incorpore-as a massa de coco. Deixe descansar por 30 minutos. Unte as forminhas com a glucose branca e despeje a massa até 2/3 da forma. Disponha em uma assadeira e coloque água quente até a metade das forminhas. Asse em forno médio, em banho maria, até ficar firme. Desenforme frio e leve para gelar.

Coloque em forminhas de papel com tapetinhos decorados!!!

Agora é só deliciar-se!!!!

Beijus da Chris

BOLINHA DE QUEIJO


A receita dessa bolinha de queijo é diferente das convencionais, a base da massa não é feita de massa cozida e sim do próprio queijo. São tipos diversos de queijos diferentes na mesma receita, um sabor bem acentuado e um resultado crocante....





Ingredientes:

400 gramas de queijo parmesão 
400 gramas de queijo prato 
400 gramas de queijo meia cura 
4 claras em neve
2 colheres de sopa de farinha de trigo
orégano a gosto

Modo de preparo:

Processe todos os queijos. Os queijos deverão ser todos processados para que fique bem compactos e dê liga na receita, vai ficar como uma massa. Coloque em um bowl e tempere com o orégano a gosto e misture as 2 colheres de sopa de farinha de trigo. Não é necessário adicionar sal, pois os queijos já são bem salgados. Bata as claras em ponto de neve bem firme e misture aos queijos. Misture até que dê liga a massa de queijos junto com a farinha. Modele e frite em óleo bem quente. Não precisa empanar!!!

Prontinho é só servir, receita super prática!!!

Beijus da Chris


COXINHA DE FRANGO

Quem resiste a uma coxinha com massa crocante e quentinha heim??? Então a dica importante é fritar poucas por vez, em óleo bem quente. A minha receita que vou compartilhar com vocês aqui fica bem macia e cremosa por dentro e sequinha por fora...





Ingredientes:

1 tablete de caldo de frango
4 xícaras de chá de leite
2 1/2 colheres de sopa bem cheia de manteiga
4 xícaras de chá de farinha de trigo

Para o recheio:

1 peito de frango cozido e desfiado de + ou - 400 gramas
1 cebola média picadinha
2 dentes de alho
1 colher de sobremesa de colorau
1 envelope de Sazon da cor verde
salsinha e cebolinha picadas a gosto
sal e pimenta do reino a gosto
óleo de milho para refogar

opcional: requeijão cremoso 400 gramas

Para empanar:

2 ovos
2 colheres de sopa de água
farinha de rosca o quanto baste


Modo de preparo:

Comece pelo recheio para dar tempo de esfriar bem. Cozinhe e desfie o peito de frango a seu modo. Em uma panela, coloque um fio de óleo e refogue a cebola e o alho, coloque o frango desfiado e em seguida o colorau para dar cor e o sazon para dar o sabor ( esse sazon verde tem a cor do colorau também). Acerte o sal se necessário, coloque a pimenta do reino a gosto, a salsinha e a cebolinha bem picada. Transfira o recheio para uma tigela para esfriar enquanto faz a massa.
Para a massa coloque o leite na panela e tempere com 2 colheres de sopa de manteiga e o caldo de galinha. Assim que abrir fervura coloque de uma vez toda a farinha de trigo. Abaixe o fogo e mexa com uma colher de pau até que massa desgrude da panela e forme uma bola. Nesse momento final mais meia colher de manteiga para umedecer a massa, esse é a minha dica para uma massa bem macia. Transfira a massa para um bowl, espere esfriar um pouco e sove com as mãos para que a massa fique bem lisinha.
Para rechear pegue uma pequena porção e abra na palma da mão em formato redondo. Com a ajuda de uma colher pequena coloque o recheio bem ao centro da massa deixando as bordas livres, se quiser, nesse momento coloque também uma pequena quantidade de requeijão cremoso. Puxe as bordas para cima para fechar a coxinha e dar o formato e enrole com as mãos fazendo movimentos circulares como na foto abaixo...




Modele todas e após passe nos ovos batidos misturado com a água e na farinha de rosca.

Dicas importantes: Muitas receitas usam água na massa do salgadinho, eu prefiro usar o leite, a massa fica bem mais macia. Outro detalhe, eu não gosto de usar o tomate picado no refogado do frango. O tomate costuma dar no refogado um sabor azedinho, não que estrague, mais é que a própria acidez que tem no tomate é que causa essa sensação de azedo no sabor. Por isso eu uso o colorau, ele é um tempero natural que é usado somente para dar cor, substitui muito bem o tomate nesses casos.

Essa coxinha depois de pronta pode ser congelada. Se quiser congelar a melhor maneira é colocá-las uma a uma soltas em uma assadeira, levar ao freezer, e só depois de bem congeladas que vocês poderá colocá-las todas juntas em um saquinho para congelamento e lacrar. Se vocês colocarem todas juntas para congelar corre o risco de grudar uma na outra e quebrar!!!

Não se esqueçam a dica inicial, fritem poucas quantidades por vez em óleo bem quente.

Espero que tenham gostado!!!

Beijus da Chris



quarta-feira, junho 26, 2013

SONHO DE PADARIA


Quem resiste a essa delícia

Você pode fazer em casa

Sonho de padaria...





Ingredientes:

6 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de chá de sal
3 colheres de sopa de açúcar
1 ovo inteiro
2 1/2  colheres de sopa de margarina
3 tabletes de fermento biológico fresco
250 ml de água

Para o creme:

1 litro de leite
2 xícaras de chá de açúcar
1 xícara de chá de amido de milho
6 gemas peneiradas
2 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sobremesa de essência de baunilha


Modo de preparo:

Para o creme misture todos os ingredientes e em uma panela leve em fogo médio sem parar de mexer até que engrosse. Reserve e espere esfriar.

Para a massa, na batedeira com a pá de raquete, coloque primeiro o fermento com o sal, açúcar, a margarina, o ovo e a água e misture. Coloque aos poucos a farinha e vá batendo até obter uma massa lisa e enxuta. Faça bolinhas e deixe crescer por 20 minutos. Boleie novamente e deixe crescer por mais 20 minutos.
frite cada uma das bolinhas em fogo moderado até que doure. escorra em papel absorvente. Corte ao meio e recheio. Polvilhe açúcar de confeiteiro no final.

Eu prefiro fazer os sonhos pequenos, no tamanho mini, fica mais bonito e bem mais fácil de comer.

Beijus da Chris





BOMBA DE CHOCOLATE E CAROLINAS

Hoje conforme prometido estou trazendo para vocês as receitas de delícias doce de padaria, são aqueles doces que a gente encontra sempre na padaria e acha que só dá pra comprar pronto, então...vou mostrar pra vocês como é fácil fazer essas gostosuras, vamos aproveitar que as férias está só começando e fazer pra criançada, começando pela bomba de chocolate...





Ingredientes:

4 ovos
1 xícara de chá de água
1 xícara de chá de leite
100 gramas de manteiga
1 xícara de chá + 1 colher de sopa de farinha de trigo

Creme de chocolate:

250 ml de leite
1 colher de manteiga
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de café de sal
2 colheres de sopa de açúcar
4 gemas
2 colheres de sopa de amido de milho
1 xícara de chocolate em barra ralado ou em pastilhas (ao leite ou meio amargo)

Cobertura:

250 gramas de chocolate meio amargo
200 ml de creme de leite de caixinha


Modo de preparo:

Essa massa também é conhecida como massa patachou, que nada mais é do que uma massa cozida e depois assada. Você vai precisar da batedeira planetária que tenha a pá para massa, essa não tem como fazer sem ok.
Em uma panela coloque para ferver a água, o leite, o sal, o açúcar e a manteiga. Quando começar a ferver coloque a farinha de uma vez só, como se fosse para fazer massa de salgadinho, e mexa até desgrudar da panela. Transfira a massa para a batedeira e com a raquete bata, em velocidade baixa, por uns 3 minutos para a massa esfriar um pouco. Ainda em velocidade baixa vá colocando os ovos 1 a um até obter uma massa lisa, homogênea e brilhante. Feito isso transfira a massa para um saco de confeiteiro e com o bico perlê (é aquele aberto de riscos) faça riscos largos em uma assadeira forrada com papel manteiga. Tente fazer todas do mesmo tamanho. Leve imediatamente ao forno em temperatura alta de 210 graus por 10 minutos e após abaixe o fogo para 180 graus e deixe até dourar. Retire do forno e aguarde esfriar, enquanto isso prepare o creme do recheio.

Para o creme do recheio coloque todos os ingredientes em uma panela, exceto o chocolate, e em temperatura média mexa com um fuê até o creme engrossar. Engrossado o creme, misture o chocolate até derreter bem. Transfira para uma tigela e leve a geladeira para esfriar um pouco.

Para montar a bomba é só cortá-la ao meio, rechear usando o bico de confeitar e banhar a parte de cima no chocolate derretido com o creme de leite.

Reserve e deixe secar a cobertura antes de servir.

O que diferencia a bomba da carolina é apenas o formato e o recheio. A massa usada e o modo de preparo é o mesmo. 

Para a carolina tradicional você vai precisar do doce de leite para rechear ok.





Com a massa no saco de confeiteiro troque para o bico pitanga e faça um pingo grosso na assadeira forrada e leve ao forno. O procedimento de assar a massa é o mesmo da bomba.
Para rechear a carolina, como a massa patachou é meio oca, você pode fazer um furo em baixo com o próprio bico para colocar o doce de leite. Em seguida banhe a parte de cima da carolina na cobertura de chocolate. Espere secar e sirva.

Vamos aproveitar as férias e fazer para os pequenos!!!

Beijus da Chris








terça-feira, junho 25, 2013

FOCCACIA DE CALABRESA

E pra finalizar por hoje as postagens de receitas de pães, que tal uma Foccacia de Calabresa, delícia...





Ingredientes:

1 envelope de fermento biológico seco
2 batatas médias cozidas e espremidas
1 xícara de água morna
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
5 colheres de sopa de azeite
500 gramas de farinha de trigo

Para a cobertura:

2 colheres de sopa de azeite
250 gramas de linguiça calabresa defumada fatiada fina
1 cebola grande em rodelas fininhas
4 tomates picados sem sementes
meia xícara de azeitonas pretas
azeite de olíva para untar e pincelar
3 colheres de sopa de molho de tomate pronto para pincelar 
2 colheres de sopa de ervas da sua preferência
200 gramas de mussarela ralada

Modo de preparo:


Primeiro passe as batatas cozidas ainda quentes pelo espremedor e reserve. Dissolva o fermento no açúcar e no sal e adicione a metade da água morna, a metade do azeite e meia xícara de farinha para fazer a esponja. Misture bem, tampe e coloque em um local abafado para ativar o fermento por uns 40 minutos. Passado esse tempo, misture na esponja as batatas espremidas, a outra metade da água e do azeite e misture bem. Adicione o restante da farinha, sove, faça uma bola grande e coloque para crescer por mais ou menos 1 hora.   Abra a massa com as mãos e em uma assadeira retangular untada com azeite disponha a massa toda. Cubra e deixe mais uns 15 minutos descansando. 
Para a cobertura, em uma frigideira com azeite passe rapidamente as rodelas de linguiça calabresa com a cebola só para dar uma primeira cozida, acrescente os tomates picados   desligue o fogo e reserve.
Passados os 15 minutos da massa, pincele azeite e leve ao forno médio 180 graus para assar por 15 minutos. Retire do forno, pincele molho de tomate (uma camada bem fina) e coloque a cobertura, primeiro a mussarela e em seguida o refogado de linguiça. Salpique as azeitonas pretas e a erva de sua preferência. Volte ao forno por mais 10 minutos, ou até que o queijo esteja bem derretido.

Você pode colocar a cobertura que desejar, a típica italiana mesmo leva somente sal grosso e alecrim.

Beijus da Chris