Páginas

terça-feira, agosto 27, 2013

BOLO PÃO DE LÓ SEM GLÚTEN COM DOCE DE LEITE (RECEITA IDEAL PARA CELÍACOS)


Para quem não pode comer Glúten essa é uma ótima opção, e mesmo para quem pode, substituindo a farinha de trigo por fécula de batata em seus preparos. Esse bolo não deixa nada a desejar dos outros que levam farinha com Glúten!!!

                                                               Foto: Brasil no Prato

Para a massa:


Ovos, 10 unidades
Açúcar, 10 colheres (sopa)
Fécula de batata, 8 colheres (sopa)
Amido de milho, 4 colheres (sopa)
Essência de baunilha, 1 colher (chá)


Para o recheio:
Doce de leite cremoso, 500 g
Creme de leite fresco, 150 ml
Canela em pó, 2 colheres (chá)
Essência de baunilha, 2 colheres (chá)
Leite com baunilha para umedecer a massa, 250 ml
Crisps de chocolate belga para decorar, 150 g 
Modo de preparo:
Junte os ovos e o açúcar em um bowl de inox e leve ao fogo, a mais ou menos 38ºC, em banho-maria (mas sem tocar a água)mexendo sem parar até aquecer.
Retire do fogo e leve à batedeira até quadriplicar o volume. Peneirando e com a ajuda de uma espátula, incorpore a fécula e o amido, mexendo delicadamente. Acrescente, também, a baunilha.
Unte, então, uma assadeira redonda de 25 cm de diâmetro com manteiga e fécula. Despeje a massa e asse em forno preaquecido (170ºC) por cerca de 30 minutos ou até dourar e assar por dentro. Deixe esfriar.
Para o recheio:
Tempere o doce de leite com a canela, a baunilha e o creme de leite.
Abra a massa ao meio, umedeça a parte de baixo com metade do leite e espalhe metade do doce de leite temperado. Cubra com a outra parte da massa, regue com o leite que sobrou e finalize com o restante do doce de leite. Decore com os crisps de chocolate.
Obs. Leve à geladeira antes de servir.
Espero que gostem!!! Até mais...

ARROZ BRANCO SOLTINHO (SEGREDOS E TRUQUES)

Por que meu arroz empelota???

Com certeza cada um de vocês já se perguntou um dia qual o segredo de fazer com que o seu arroz do dia a dia fique soltinho!!! Já ouvimos de tudo...usar água quente....usar água fria...lavar o arroz ou não já que muitas marcas hoje em dia já diz na embalagem que não precisa lavar. Cada um encontra sua maneira de fazer que melhor se adapte, eu por exemplo tenho um costume, tenho uma panela única só para fazer o arroz, e ai de quem pegar pra usar para outra coisa, morro de ciúmes das minhas panelas, enfim....esse post é para tentar ajudar aqueles que ainda tem dúvidas e dificuldades!!!



Arroz contém grandes porções de amido em sua composição. E o amido tem a propriedade de gelatinizar em contato com a água. É essa reação físico-química que proporciona um feijão caldoso ou aquela textura de “chiclete” tão gostosa no pão de queijo, na tapioca, no sagú, no mingau – ou ainda o creme que se forma no risoto e no arroz doce.

Para conseguir um resultado sequinho, é preciso minimizar ao máximo o contato do amido com a água. (Essa história de que não precisa lavar o arroz só porque veio escrito na embalagem é balela) para isso:

1. Lave o arroz: todo arroz que não seja integral sofreu um polimento que retirou sua casca protetora e fibrosa, até chegar ao interior do grão, onde está a maioria do amido. Por isso arroz integral quase não gruda. Ao comprar um pacote de arroz branco, você pode ver uma “farinha” no fundo, que é resquício do polimento. A farinha de arroz tem enorme poder gelatinizante. Por isso, lave o arroz que for usar em água fria corrente até a água sair límpida e deixe-o escorrer por alguns minutos até que seque novamente. Não vale lavar todo o pacote e deixar guardado. Ao lavar, a proteção natural do arroz à contaminação é diminuída drasticamente. Sua validade, que é de meses, será reduzida a horas.

2. “Sele” os grãos: para minimizar o contato do amido com a água, refogue os grãos em alguma gordura bem quente, com o tempero que desejar. Fritar o arroz funciona como grelhar uma carne. A ideia é criar uma espécie de crosta, capaz de preservar a umidade e nutrientes internos, impedindo o transporte de substâncias entre o interior do alimento e o ambiente. No arroz, o calor acima de 150ºC queima parte do amido da superfície, anulando parte de suas propriedades. Além disso, o arroz refogado absorve menos água da cocção, ficando fino, branquinho, saboroso e al dente. Ao contrário, o arroz fica aguado: inchado, mole, translúcido, com menos sabor.

3. Não mexa!: após adicionar a água (pode ser fria ou quente; isso não afetará a produção de gelatina!), mexa o arroz o mínimo possível. O movimento com talheres acaba por quebrar alguns grãos, o que colocará o amido interno em contato com água. Se precisar mexer, use preferencialmente uma colher de pau ou de plástico e seja breve e gentil nos movimentos.

4. Deixe-o secar: quando o arroz estiver aparentemente sem água e quase no ponto, desligue, tampe a panela e espere alguns minutos antes de gelar ou servir. O calor da panela tratará de concluir a cocção, levando o arroz ao ponto ideal, e evaporar a umidade residual que estava grudada nos grãos quentes. Isso é fundamental para evitar que os grãos amoleçam, já que a crosta obtida no refogado não é capaz de resistir à hidratação prolongada. Ficando úmido, o arroz fará trocas de água e de amido com o ambiente, amolecendo por dentro e grudando for fora.

Se ao final do processo, os grãos parecem grudados, não se desespere: solte-os com a ajuda de uma colher de pau ou plástico ou sacuda a panela vigorosamente. Para intensificar o resultado soltinho, você pode adicionar uma pequena colher de margarina na hora que desligar o fogo ou quando aquecer o arroz. O óleo fará com que os grãos escorreguem entre si ao invés de grudarem. Lembre que geladeira e freezer são locais úmidos, por isso é provável que um arroz perfeito se transforme num bloco após gelado. Use o truque da margarina para aquecer e tampe sempre muito bem o recipiente onde for armazená-lo.

Espero que essas dicas ajude aqueles que tem dificuldade de fazer arroz!!! Até a próxima...

Beijus da Chris













sábado, agosto 24, 2013

TORTA DE BATATA COM CARNE MOÍDA

Fazia um tempo já que eu queria trazer ao Blog essa receita, que nada tem de sofisticada porém simples e deliciosa!!! É daqueles tipos de receitas de memória, a cada abocanhada a gente lembra da infância!!! Serve como um lanche da tarde, como prato principal também, e pra comer de manhã fria então (se sobrar até o dia seguinte né rsrsrs) . Hoje dedico essa receita a minha Comadre/Irmã Vilma Costa que amaaaaaaa qualquer tipo de torta que tenha recheio de carne moída!!!








Ingredientes:

Para a massa

1 kg de batata descascada e cortada em pedaços grandes
1 ovo
1 colher (sopa) de manteiga
250 gr de farinha de trigo (aproximadamente)
sal
1 gema para pincelar
parmesão ralado para polvilhar

Para o recheio

300 gr de carne moída
azeitonas fatiadas a gosto
ovos cozidos
salsicha e cebolinha picadas a gosto
azeite, cebola , alho a gosto para refogar 
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Cozinhe as batatas até que fiquem macias e passe-as pelo espremedor. Coloque a manteiga, o ovo e o sal e vá mexendo a massa enquanto adiciona a farinha até obter uma massa que possa ser aberta na mão.
Divida a massa em duas partes (uma um pouquinho maior que a outra), pegue a porção menor e distribua-a uniformemente em um refratário untado e enfarinhado.
Para preparar o recheio numa panela, aqueça um pouco de azeite e frite um pouco de cebola com alho. Acrescente a carne moída, refogando-a muito bem e deixando que esta cozinhe até ter todo o seu caldo reduzido.Coloque as azeitonas e os ovos cozidos .
Distribua o recheio de carne moída. Cubra com a outra metade de massa (a maior), pincele com gema e salpique bastante parmesão ralado.






Leve ao forno médio, pré-aquecido, por cerca de 30 minutos.

Dicas de recheio: já fiz com frango e com atum também, ficou ótimo, aliás batata combina com praticamente tudo!!!

Bom apetite,
Beijus da Chris









quinta-feira, agosto 22, 2013

BOLO INDIANO

Um Bolo de sabor marcante!!! Delicioso para um fim de tarde acompanhado de uma xícara de café fresquinho, eu sou suspeita para falar dessa receita tendo em vista que eu simplesmente amo canela. Diferente do convencional essa receita leva tradicionalmente farinha de rosca na sua preparação, e a base do recheio e cobertura é amado leite condensado!!!





Ingredientes:

Para a massa:

6 claras em neve
6 gemas
100 g de manteiga sem sal
1 xícara e meia (chá) de açúcar
1 xícara e meia (chá) de farinha de rosca
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de fermento em pó


Para o recheio e cobertura:

1 lata de leite condensado
meia lata (medida) de leite
2 gemas
1 colher (sopa) de manteiga (20 g)
50 ml de creme de leite fresco
canela para polvilhar


Modo de preparo:

Bata as claras em neve e reserve. Em seguida bata as gemas com o açúcar e a manteiga até obter um creme fofo e mais clarinho. Acrescente a farinha de rosca, a canela e o fermento, misturando muito bem a mão mesmo. Agregue as claras em neve delicadamente.

Em uma assadeira untada e enfarinhada leve ao forno pré aquecido a 200 graus por 40 minutos ou até que o palito saia limpo.

Para o recheio e cobertura coloque o leite condensado numa panela. Dissolva a gema no leite e despeje esta mistura sobre o leite condensado, peneirando para retirar a película da gema. Junte então a manteiga e leve a panela ao fogo baixo, sem parar de mexer, cozinhando o creme até que inicie a fervura.

Continue mexendo e cozinhando o doce por cerca de 3 minutos ou até obter consistência de brigadeiro mole. Apague o fogo e deixe esfriar.

Divida o creme de leite condensado em duas partes iguais. Com uma das metades, recheie o bolo.

Misture o creme de leite batido em ponto de chantili firme na outra metade de creme e cubra o bolo. 

Decore salpicando bastante canela em pó!



Simples não!!! Agora é só preparar aquele café fresquinho!!!

Beijus da Chris




quarta-feira, agosto 21, 2013

ROSBIFE DE FILÉ

Para os dias mais corridos e também aos finais de semana essa receita do meu Rosbife de Filé cai como uma luva!!! Por ser uma carne bem macia o tempo de preparo é mínimo, o que economiza muito o nosso tempo, além de ser hiper saboroso!!!



Ingredientes:

1.200g de filé mignon limpo
3 dentes de alho
1 colher de sopa de mostarda dijon
1 colher de sopa de sal 
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de cafezinho de pimenta moída na hora
50ml de cachaça



Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Amasse o alho e o sal em um pilão. Misture-os em um recipiente com a mostarda, a manteiga e a pimenta e lambuze o filé. Deixe descansar por 10 a 15 minutos.


Esquente uma frigideira grande em fogo alto e coloque o filé para dourar dos dois lados. Utilize uma pinça de madeira ou outro utensílio que não perfure a carne para o sangue não sair.

Quando estiver quase pronta, coloque a cachaça em uma panelinha e deixe amornar. Quando a carne estiver dourada, regue-a com a cachaça, acenda um fósforo e jogue em cima para flambar. 

Espere o fogo apagar, transfira o filé para uma travessa refratária e coloque no forno pré-aquecido por 10 minutos a 20 minutos conforme o seu gosto. Aproveite todo o molho que restou da frigideira para regar por cima ao levar ao forno.



Quando der o tempo, retire o rosbife do forno e espere 1 hora para fatiar, para que o sangue fique retido dentro dele.

Não deixe passar demais no forno, como o filé é uma carne que não tem uma gordura exposta para a proteção, ele poderá ficar seco demais.

O rosbife é uma carne se come de mal passado ao ponto!!!


Bom apetite!!!

Beijus da Chris






PUDIM DE LEITE NINHO


Uma boa alternativa para substituir o leite condensado é fazer o seu pudim de Leite Ninho, já fizeram alguma vez??? Ainda não!!! Não sabe o que está perdendo!!! Fica mais leve....desmancha na boca...vambora fazer??? Segue a receita...





Ingredientes:

2 xícaras e meia de leite Ninho em pó
2 copos de água (equivalente a 500ml)
150g de açúcar
4 ovos
Raspas de fava de baunilha ou  essência(opcional)
1 xícara de açúcar para caramelar a forma

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno na máxima temperatura e coloque dentro dele uma assadeira redonda com água quente.

Caramele uma forma de 20cm de diâmetro com as duas xícaras de cafezinho de açúcar em fogo médio/baixo como mostra o filme e reserve.

Coloque no liquidificador: a água, 150g de açúcar, o leite em pó, os ovos inteiros e raspas de baunilha. Bata por 2 minutos e coloque na forma caramelada.



Cubra-a com papel alumínio e leve ao forno dentro da assadeira com água quente para fazer banho-maria. Deixe por cerca de 1 hora. Se fizer o teste do palito, ele deverá sair quase limpo, pois pudim é mais mole que bolo.



Beijus da Chris




terça-feira, agosto 20, 2013

ROCAMBOLE DE MORANGOS FRESCOS COM CHANTILY

Que tal para fazer agora a tarde esse Rocambole de Morangos Frescos??? Deu água na boca!!! Com poucos ingredientes e muito simples de fazer, capriche na decoração...



Ingredientes:

Massa:

5 ovos
2 colheres de sopa de água
5 colheres de sopa de açúcar
5 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de café de fermento em pó

Recheio:

250 ml de creme de leite frescos (1/2 garrafinha)
4 colheres de sopa de açúcar
2 caixas pequenas de morangos
açúcar de confeiteiro para decorar

Modo de preparo:

Para a massa bata os ovos com a água por 3 minutos até que fique bem fofo, após acrescente devagar o açúcar e continue batendo até que quase triplique de volume. Misture a farinha no fermento e misture a mão delicadamente. Coloque em uma assadeira retangular rasa forrada com papel manteiga e asse em forno pré aquecido a 160 graus por 25 minutos. Tire do forno, desenforme em cima de um pano de prato polvilhado com açúcar de confeiteiro.


Dica: para um rocambole perfeito você não pode deixar assar demais, senão ele resseca e quebra na hora de enrolar, tem que ficar clarinho assim, faça o teste do palito, se sair limpo retire imediatamente do forno.

Para o recheio, na batedeira bata o creme de leite com o açúcar conforme a instrução que vem na garrafinha.

Lave bem os morangos, separe uns 4 ou 5 maiores para a decoração e fatie o demais.

Misture os morangos picados ao chantily batido e recheie o rocambole. Enrole devagar com o auxílio do pano de prato.

Decore por cima com chantily e os morangos inteiros e salpique o açúcar de confeiteiro para decorar.

Se tiver calor mantenha na geladeira até servir.



Beijus da Chris





ARROZ DE FRANGO DEFUMADO

Esse arroz de forno é uma excelente opção como prato único, eu gosto muito de fazer com o frango defumado, o sabor fica mais acentuado, mas quando eu não encontro o defumado para comprar eu faço com um peito de frango desfiado e bem temperadinho.




Ingredientes

. 2 colheres (sopa) de óleo de milho
. 1 cebola pequena picada
. 2 dentes de alho picados
. 2 tomates sem pele e sem sementes picados
. 1 lata de milho escorrida
. 1/2 talo de salsão picado
. 1 frango pequeno defumado e desfiado
. 4 xícaras (chá) de arroz cozido
. 100 g de uvas-passas
. Salsa picada a gosto
. 200 g de mussarela ralada grossa
. 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado


Modo de preparo

1. Em uma panela, aqueça o óleo, doure a cebola e o alho. 

2. Junte o tomate, o milho, o salsão e  cozinhe por 2 minutos. 

3. Acrescente o frango desfiado, o arroz, as passas e a salsa. 

4. Coloque em um refratário, untado com margarina. Por cima distribua a mussarela e o queijo parmesão. 

5. Leve ao forno, preaquecido, a 200 ºC, até derreter e gratinar. Sirva em seguida.

Dica: substitua o frango defumado por frango temperado e cozido.

Beijus da Chris

segunda-feira, agosto 19, 2013

TORTA CHEESEBURGUER

É de liquidificador!!! É o tipo de receita que a gente adora!!! Uma opção diferente de cheeseburguer para o lanche da noite. Essa receita é da Chef Ana Costa que eu adoroooo....




Ingredientes:

Massa

1 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de óleo de milho ou canola
4 ovos inteiros
1 colher (chá) de sal
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
50 g de queijo parmesão ralado
1 colher (chá) de orégano

Recheio
6 hambúrgueres crus descongelados
250 gramas de queijo mussarela ralado para polvilhar
3 tomates fatiados
Orégano para polvilhar

Cobertura
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosso

Preparo:

Massa: Bata no liquidificador os 4 primeiros ingredientes e na sequência retire do liquidificador a mistura e homogenize a farinha de trigo, o fermento em pó, o parmesão e o orégano. Mexa até obter uma massa homogênea.

Coloque metade da massa em uma forma de 26 cm de diâmetro, em seguida coloque o recheio em seguida coloque o restante da massa e polvilhe a cobertura. Leve para assar em forno preaquecido a 180º C por 30 minutos ou até que esteja dourada e assada.

Bom apetite!!!
Beijus da Chris

SALADA DE MACARRÃO

Uma opção para substituir a salada de folhas tradicional é fazer com o macarrão!!! Fica uma delícia e as crianças adoram. Aproveite e use o macarrão tricolor, fica bem colorido. Serve como acompanhamento no churrasco ou até como prato principal . Nos dias mais quentes eu faço muito aqui em casa, principalmente a noite quando optamos em fazer uma refeição mais leve.


O tempero e o recheio fica a seu critério. O ingrediente básico é o macarrão e a maionese, os demais vocês escolhem a seu gosto. Eu prefiro fazer sempre com a maionese caseira, a receita eu já postei aqui no Blog. Segue algumas opções e combinações para fazer o seu.

Opções de recheio:

presunto em cubos
queijo prato em cubos
queijo mussarela em cubos
peito de frango desfiado
atum sólido em pedaços
peru defumado
salsicha em rodelas

Opções de tempero:

salsinha picadinha
salsão bem picadinho
uvas passas brancas
pimentão vermelho, verde ou amarelo
azeitonas verdes
azeitonas pretas
palmito
milho verde
ervilhas

Dicas importantes: 

Use sempre um azeite de boa qualidade para temperar antes de colocar o recheio. 

Cozinhe o macarrão bem al dente. 

Acerte o sal só no final, depois que colocar todos os ingredientes, muitos já tem sal.

Evite usar ingredientes que soltem muito líquido, já que os recheios não serão cozidos. Eu por exemplo não uso o tomate  no recheio, só para decorar mesmo, para que o líquido não deixe sua maionese aguada.

Faça o seu e me conte!!!

Beijus da Chris



FRANGO NA MAIONESE

Começando a semana com um prato prático e rápido de fazer!!! Uma excelente pedida, já tinha um tempão que eu não fazia a receita desse meu franguinho no forno. Essa receita é tudo o que a gente quer para uma segunda feira, sem perder muito tempo na cozinha, vamos lá...


 
Ingredientes

1 Kilo de frango (sobrecoxa ou filé de peito) sem a pele
suco de meio limão
1 Xícara de maionese (250 g)
2 dentes de alho picado
1 pacote de sopa de cebola
4 colheres de chá de salsinha picada


Modo de Preparo

1. Misture o frango com o suco de limão.
2. Em uma tigela, misture a maionese com o alho, a sopa de cebola e a salsinha.
3. Passe os filés ou as sobrecoxas de frango pela mistura da maionese. Coloque no refratário untado e leve ao forno preaquecido (180ºC) por 30 minutos ou até dourar.

Sirva com arroz branco e uma saladinha, perfeito!!!

Bom apetite,

Beijus da Chris

domingo, agosto 18, 2013

BOLINHO DE CHUVA (RECEITA PERFEITA)


Nesses dias frios para mim não tem nada melhor que um bolinho de chuva e uma xícara de chá de cidreira fervendo!!! O segredo de um bolinho crocante por fora e macio por dentro (com aqueles furinhos) vou contar agora pra vocês!!!



Receita vai....receita vem, liga pra avó, pras tias, cunhada, procura na web....pesquisa e pesquisa, e ainda não ficava como eu queria!!! Quer saber, chega!!! Vou me atrever, pensei assim: que tal testar o que nenhuma receita das quinhentas que eu li pedia para fazer....CLARA EM NEVE!!! Bingo!!! ficou exatamente como eu queria, segue abaixo direitinho as medidas. Rende 18 bolinhos, se necessário dobre a receita.


Ingredientes:

1 gema
8 colheres de sopa de farinha de trigo
4 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de fermento
3 colheres de sopa de leite
açúcar e canela para polvilhar
óleo suficiente para fritar

Modo de preparo:

Em uma tigela coloque os ingredientes secos e a gema, devagar coloque o leite de uma em uma colher mexendo bem para dar o ponto de uma massa cremosa porém firme. A mão mesmo bata a clara em neve, não precisa ser em ponto demais de firme. Aguarde uns 5 minutos a massa descansar para ativar o fermento e após misture a clara em neve na massa. Com o auxílio de uma colher de sobremesa  (unte a colher com óleo, ajuda na hora de escorregar o bolinho para fritar) pegue uma porção da massa e frite em óleo.

Frite em fogo médio/baixo até que fiquem douradinhos, em seguida passe pelo açúcar e canela.

Delícia, bolinhos de chuva perfeitos!!!

Beijus da Chris




sexta-feira, agosto 16, 2013

BANANA CARAMELADA



Uma autêntica sobremesa chinesa, é tão deliciosa que não dá pra comer uma só!!!



Ingredientes:

Para as bananas fritas:

Banana nanica, 4 unidades
Óleo para fritura, 1 litro
Sorvete de creme para servir como opcional


Para o caramelo:

Água, 80 ml
Açúcar, 200 g

Para a massa de empanar:


300 gramas de farinha de trigo
2 colheres de chá de amido de milho
350 ml de água gelada
1 Ovo 
1 colher de café de Óleo de soja
1 colher de chá de fermento químico em pó
Sal, uma pitada


Modo de preparo:

Comece pela calda colocando a água e o açúcar na panela, mexa para dissolver. Coloque em fogo médio e não mexa mais com a colher. Quando começar a engrossar a calda e formar bolhinhas na lateral da panela, faça movimentos circulares com a panela mais nunca mexa com a colher senão a calda açucara e você perde o ponto. O ponto da calda é quando atingir uma cor de amarelo claro.

A massa é a mesma usada na receita dos camarões empanados, o modo de preparo é o mesmo. Aliás essa massa é neutra e poderá ser usada para diversos preparos.

Não se esqueça de colocar o fermento somente no momento do uso.

Corte a banana em 4 partes e mergulhe na massa com o auxílio de um garfo.

Frite no óleo quente. Depois que fritar todas mergulhe na calda, retire e salpique as sementes de gergelim torrado.

Coloque para secar em uma forma untada com manteiga para não grudar.




Beijus da Chris