Páginas

quarta-feira, maio 22, 2013

TORTA DE LIMÃO

Uma das minhas tortas doces preferidas é essa...a clássica torta de limão. Essa receita eu faço a muito tempo já, porém a algum tempinho eu aprendi no site do Edu Guedes uma massa diferente, testei e adorei. Essa massa leva farinha láctea na preparação, ela fica mais crocante sem deixar de ficar macia ao mesmo tempo. Fiz uma adaptação pequena na receita, na qual não sofreu alteração no resultado. Na receita original ele coloca os ovos inteiros na massa, eu usei só as gemas, para aproveitar as claras na cobertura, não estamos em tempo de desperdício não é!!!



Ingredientes:

Massa:

1 xícara e meia de manteiga
1/2 xícara de açúcar
1 pitada de sal
3 gemas
1/2 xícara de farinha láctea
2 colheres de sopa de leite
2 xícaras de farinha de trigo

Recheio:

2 latas de leite condensado
1 lata de creme de leite sem o soro
1 copo de suco de limão

Cobertura:
(merengue italiano)
3 claras
40 gramas de açúcar
180 gramas de açúcar
50 ml de água

Modo de preparo:

Para a massa, em uma tigela coloque a manteiga, o sal, o açúcar e misture. Em seguida acrescente o leite as gemas e a farinha láctea e misture bem. Por último coloque aos poucos a farinha de trigo e misture com as mãos até obter uma massa lisa e homogênea. Deixe a massa descansar em geladeira por 1 hora envolvida em plástico filme. Com a ajuda de um rolo, ou a mão mesmo, abra a massa na forma de aro removível, faça furinhos com um garfo para a massa não inchar enquanto assa. Asse em forno pré-aquecido a 180 graus por 25 minutos, ou até que fique levemente dourada. Quando você retirar do forno a massa ainda estará mais molinha, não tem problema depois que esfriar ela fica crocante, mas continuará macia.

Em uma tigela, bata a mão mesmo com um fuê o leite condensado e o suco de limão. Não coloque todo o suco de limão de uma vez só, vá provando e colocando, pode ser que você não precise usar a medida toda, depende muito da acidez do limão e do seu paladar também. Conforme você vai batendo com o fuê vai percebendo que o creme vai ficando espesso, esse é o ponto. Em seguida misture o creme de leite até incorporar bem. Despeje o recheio na massa e leve a geladeira enquanto prepara a cobertura.

Para a cobertura bata as 3 claras em neve com as 40 gramas de açúcar até ficar firme. Em uma panela leve ao fogo as 180 gramas de açúcar com os 50 ml de água até formar uma calda em ponto de fio. Como saber quando a calda está pronta??? Então eu não mexo a calda com a colher, para não açucarar, assim que começar a borbulhar você deve mexer a panela fazendo movimentos circulares, as bolhas vão ficar na lateral da panela e assim que a calda começar a atingir a cor de champagne está pronta. Outra maneira é pegar um pouco com a colher e mergulhar dentro de uma xícara com água fria, pegue com o polegar e  com o indicador puxe, deve formar fios. Após pronta a calda despeje devagar nas claras e bata em velocidade máxima até que esfrie totalmente.

Eu nem uso manga de confeiteiro, com uma colher mesmo eu coloco o merengue na torta. Depois de colocado todo o merengue a colheradas eu uso a bunda da colher para decorar fazendo movimentos assim, gira e puxa para cima, assim vai formando aqueles picos.

Para que a decoração fique mais bonita, sem precisar levar ao forno, eu comprei nessas lojinhas " tem de tudo" um maçarico pequeno para usar em várias preparações na cozinha.



Terminada a decoração, leve a geladeira por umas 2 horas desinforme e está pronto para servir.

Beijus da Chris




Nenhum comentário:

Postar um comentário