sábado, agosto 24, 2013

TORTA DE BATATA COM CARNE MOÍDA

Fazia um tempo já que eu queria trazer ao Blog essa receita, que nada tem de sofisticada porém simples e deliciosa!!! É daqueles tipos de receitas de memória, a cada abocanhada a gente lembra da infância!!! Serve como um lanche da tarde, como prato principal também, e pra comer de manhã fria então (se sobrar até o dia seguinte né rsrsrs) . Hoje dedico essa receita a minha Comadre/Irmã Vilma Costa que amaaaaaaa qualquer tipo de torta que tenha recheio de carne moída!!!








Ingredientes:

Para a massa

1 kg de batata descascada e cortada em pedaços grandes
1 ovo
1 colher (sopa) de manteiga
250 gr de farinha de trigo (aproximadamente)
sal
1 gema para pincelar
parmesão ralado para polvilhar

Para o recheio

300 gr de carne moída
azeitonas fatiadas a gosto
ovos cozidos
salsicha e cebolinha picadas a gosto
azeite, cebola , alho a gosto para refogar 
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Cozinhe as batatas até que fiquem macias e passe-as pelo espremedor. Coloque a manteiga, o ovo e o sal e vá mexendo a massa enquanto adiciona a farinha até obter uma massa que possa ser aberta na mão.
Divida a massa em duas partes (uma um pouquinho maior que a outra), pegue a porção menor e distribua-a uniformemente em um refratário untado e enfarinhado.
Para preparar o recheio numa panela, aqueça um pouco de azeite e frite um pouco de cebola com alho. Acrescente a carne moída, refogando-a muito bem e deixando que esta cozinhe até ter todo o seu caldo reduzido.Coloque as azeitonas e os ovos cozidos .
Distribua o recheio de carne moída. Cubra com a outra metade de massa (a maior), pincele com gema e salpique bastante parmesão ralado.






Leve ao forno médio, pré-aquecido, por cerca de 30 minutos.

Dicas de recheio: já fiz com frango e com atum também, ficou ótimo, aliás batata combina com praticamente tudo!!!

Bom apetite,
Beijus da Chris









Nenhum comentário:

Postar um comentário