quinta-feira, agosto 01, 2013

PÃO SOVADO

Essa receita teve origem na França, também conhecida como Pão Provence. Aqui no Brasil, em Minas é conhecida como Pão de São José, em outras regiões vocês ainda vão encontrar com o nome de Pão Tatu. Mas o nome mais conhecido para ele é Pão Sovado mesmo. Como o nome mesmo já diz "Sovado" é porque a massa deverá ser bastante sovada até que se chegue ao ponto. Nesse casos eu uso a batedeira com o batedor de massas pesadas tipo gancho, já que temos vamos usar neh!!! A batedeira faz todo o trabalho de sovar. Os ingredientes alteram um pouco das receitas convencionais, por ser uma massa mais pesada, massudo porém macio, usamos o leite em pó para dar a textura desejada na massa.



Ingredientes:

- 5 colheres de sopa de açúcar;
- 1 colher de sopa de sal;
- 5 colheres de sopa de margarina;
- 3 colheres de sopa de fermento biológico;
- 1 kg de farinha de trigo
- 3 ovos
- 2 copos de agua
- 3 colheres de sopa de leite em pó

Modo de preparo:


Junte os ingredientes, sendo a farinha e a água por último, e mexa com as mãos e vá colocando água até a medida pedida na receita, continue misturando até a massa desgrudar das mãos.

Sove bem a massa de pão até que fique com uma textura homogênea.(nesse momento eu deixo batendo na batedeira)

Deixe descansar até que dobre o tamanho. 

Abra a massa com um rolo mais ou menos 3 cm, enrole como um rocambole e corte os pedaços de tamanho igual, coloque em uma assadeira untada na posição que esta na foto, quando dobrar de volume faça um corte longitudinal com auxilio de uma faca afiada pra não matar a massa, pincele com óleo, enrole e leve ao forno.

Após cerca de 40 minutos, retire, espere esfriar e sirva!Junte os ingredientes, sendo a farinha e a água por último, e mexa com as mãos e vá colocando água o quanto bastar, vai bem pouca água continue misturando até a massa desgrudar das mãos.Sove bem a massa de pão até que fique com uma textura homogênea.

Deixe descansar até que dobre o tamanho. Abra a massa com um rolo mais ou menos 3 cm, enrole como um rocambole e corte os pedaços de tamanho igual, coloque em uma assadeira untada na posição que esta na foto, quando dobrar de volume faça um corte longitudinal com auxilio de uma faca afiada pra não matar a massa, pincele com óleo, enrole e leve ao forno.







Após cerca de 40 minutos, retire, espere esfriar e sirva!

Beijus da Chris


Nenhum comentário:

Postar um comentário