terça-feira, maio 21, 2013

CALDO BASE DE LEGUMES

Em todas as preparações de sopas, caldos e risotos nós usamos o chamado caldo base, seja ele de legumes, carne ou frango, é imprescindível usá-lo. Na maioria das receitas nós acabamos usando os caldos industrializados, em caso de preparações de carnes assadas, cozidos e recheios, porém no caso das sopas, caldos e risotos eu prefiro usar o caldo base natural mesmo, caseiro, uma vez que essas receitas pedem um sabor mais suave. Não vou dizer que não dá trabalho....dá sim, requer tempo, mas no final o resultado compensa e vocês podem aproveitar para congelar também, porque fica bem concentrado. Outro fator importante é que o caldo caseiro não leva gordura e nem sal!!! No clássico francês existe a proporção de cada um dos ingredientes, normalmente é usado 50% de cebola, 25% de cenoura e 25% de aipo/salsão, mas como eu adorooooo incrementar, para variar adicionei as folhas do alho poró que particularmente acho que tem um sabor incrível, fica a critério do paladar de cada um!!!

Em um bom caldo também não pode faltar o que a gente chama de bouquet garni (amarrado de ervas aromáticas) feitos com a erva que você tem preferência como, salsa, alecrim, tomilho, sálvia, até as folhas da cenoura se você encontrar, sempre amarrando com um barbante para não se soltar.




Ingredientes:

2 cebolas grandes sem casca
4 dentes de alho com casca 
3 cenoura grandes
5 folhas do alho poró
1 talo de salsão
1 folha de louro grande
1 bouquet garni, com salsa e tomilho
3 cravos da índia (espete na cebola)
água até cobrir, cerca de 2 litros

Modo de preparo:

Lave bem, coloque todos os ingredientes em uma panela grande, o bouquet garni e coloque água até cobrir.Cozinhar no fogo mais fraco possível por cerca de 2 horas. Após coe o líquido e descarte os legumes. Feito, seu caldo base está pronto para ser usado em várias preparações e após frio pode ser congelado.

Nada de preguiça heim!!!

Beijus da Chris


Nenhum comentário:

Postar um comentário