quinta-feira, julho 11, 2013

BOLO DE ABACAXI CARAMELIZADO


Como esse bolo leva a calda caramelizada eu não coloco muito açúcar na massa para não ficar doce demais. O contraste fica por conta da acidez do abacaxi e o caramelo da calda que entra na massa delicadamente...






Ingredientes:

Para a calda:

1 xícara de chá de açúcar
1/2 xícara de chá de água

8 rodelas de abacaxi levemente cozidas na água com um pouco de açúcar

Para a massa:

3 ovos inteiros + 2 gemas
1 xícara de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de óleo de milho
1/2 xícara de chá de leite quente
1 colher de sobremesa de fermento em pó
2 claras em neve

Modo de preparo:

Misture os ovos com as 2 gemas e o açúcar e bata bem, a mão mesmo, eu uso o fuê. Em seguida coloque o óleo e mexa só para misturar. Peneire a farinha e junte a massa aos poucos alternando com o leite quente. Bata bem com o fuê. Ao final acrescente o fermento em pó e as claras em neve e misture delicadamente.

Para a calda misture o açúcar com a água antes de levar ao fogo. Em fogo baixo sem mexer espere a calda ficar ao ponto de caramelo claro e desligue o fogo.

Para a montagem em uma assadeira de fundo removível untada e enfarinhada despeje a calda e arrume as rodelas do abacaxi. Despeje a massa por cima.

Leve ao forno pré aquecido a 180 graus por 45 minutos ou até que o palito saia limpo. O tempo de forno é muito variável, depende do forno de cada um, então depois que o bolo já cresceu você deve ficar de olho sempre ok.

Espere esfriar um pouco para desenformar. Dependendo do tipo de forma removível que você tenha, por ter a calda mais líquida, eu aconselho colocar a assadeira sobre uma forma dessas de pizza forrada com papel alumínio caso escape a calda na hora de assar. 

Prontinho agora é só desenformar e servir!!!

Beijus da Chris



Nenhum comentário:

Postar um comentário