quinta-feira, julho 04, 2013

BOLO DE DOCE DE LEITE COM AMEIXA



Esse bolo feito com massa de pão de ló e recheio de doce de leite com ameixas é o típico bolo tradicional, receita bem antiga, porém nunca sai de moda e o sabor é uma delícia!!!






Ingredientes:

Massa:

5 ovos
2 colheres de sopa de açúcar
5 colheres de sopa de farinha de trigo
5 colheres de sopa de açúcar
1 colher de café de fermento em pó


Recheio:

100 gramas de ameixa preta seca sem caroço
1 litro de água
300 gramas de doce de leite

Cobertura:

250 ml de creme de leite fresco
5 colheres de sopa de açúcar
doce de leite para enfeitar
ameixas pretas para enfeitar


Modo de preparo:

Bata os 5 ovos com as duas colheres de sopa de água por 10 minutos na batedeira em velocidade alta até ficar uma mistura bem fofinha e aerada. Desligue a batedeira, misture o açúcar com a farinha e o fermento e com o auxílio de uma peneira vá polvilhando os ingredientes na mistura incorporando com cuidado e delicadeza para a massa não baixar. Forre uma assadeira retangular grande e baixa com papel manteiga e untada e despeje a mistura. Leve ao forno pré aquecido a 160 graus por 25 minutos ou até que comece dourar. Você deverá observar a massa de tempo em tempo pois dependendo do forno o tempo de assar pode ser menor, o pão de ló é uma massa delicada e não deve dourar demais. Retire do forno, aguarde esfriar e retire o papel manteiga com cuidado e reserve.

Para preparar o recheio primeiro coloque as ameixas secas na água e deixe cozinhar até que fique bem molinha. Depois é só picar na faca ou se quiser passe no processador. Misture as ameixas picadas no doce de leite.

Para a montagem do bolo use uma forma redonda de fundo removível para que fique bem moldado. Ultilize o fundo para medir a massa e corte com a faca. A massa vai render dois discos do tamanho do seu fundo e ainda vai sobrar rebarbas que você irá utilizar também.

Coloque o primeiro disco no fundo da assadeira e cubra com a mistura do doce de leite e ameixas. Na sequência coloque as rebarbas da massa que sobraram ajeitando com as mãos. Faça uma segunda camada de recheio. Por final coloque o outro disco de massa. Aperte bem na forma para comprimir. Bata o creme de leite com o açúcar até o ponto de chantily e cubra o bolo deixando bem lisinho com uma espátula. Leve a geladeira por uns 30 minutos antes de desenformar.

Passado o tempo de geladeira desenforme o bolo em um prato próprio e decore por cima com doce de leite e ameixas.

Pronto para cortar, agora é só sucesso!!!

Beijus da Chris






Nenhum comentário:

Postar um comentário