sábado, julho 27, 2013

BOLO FUDGE DE CHOCOLATE E NOZES


Lá vai eu trazendo ao Blog de novo receitinha com chocolate....ultimamente eu ando muito chocólatra!!! Acho que é esse frio....vamos aproveitar e abusar!!! Por falar nisso receitinha não...essa receita de Fudge de Chocolate e Nozes é uma receita maravilhosa...um verdadeiro achado, não deixem de fazer, é sensacional!!!




Ingredientes:

2 copos de farinha de trigo (280 gramas)
1 colher de chá de fermento em pó
¼ colher de chá de bicarbonato de sódio
¼ colher de sobremesa de sal
200 gramas de manteiga sem sal (e mais um pouco para untar o tabuleiro)
1 copo de água fervente (250 ml)
115 gramas de chocolate meio-amargo (eu prefiro o Lacta com 41% cacau)
2 copos de açúcar (400 gramas)
½ copo de iogurte natural
2 ovos
1 colher de sopa de baunilha

Cobertura
80 gramas de chocolate meio-amargo (eu prefiro o Lacta com 41 % cacau)
100 gramas de manteiga sem sal
1/3 copo de iogurte natural
1 colher de chá de baunilha
1 pitada de sal
3 copos de açúcar de confeiteiro (Glaçucar) peneirado
1 ½ copo de nozes picadas (150 gramas)


Modo de preparo:

1. Forre o fundo de um tabuleiro pequeno de 33 x 24 cm com um pedaço de papel manteiga. Unte-o todo com manteiga derretida. Reserve. Pré-aqueça o forno a 200C graus.
2. Numa vasilha, misture a farinha, o fermento o bicarbonato e o sal. Reserve.
3. Numa panela pequena, ponha a manteiga, o chocolate e a água fervente. Leve ao fogo médio e misture com uma colher de pau somente ate o chocolate derreter e o creme estar liso e homogêneo. Desligue o fogo e acrescente imediatamente o açúcar. Quando o açúcar estiver incorporado, adicione os ovos, o iogurte e a baunilha.
4. Ponha o creme todo na vasilha da batedeira e, em velocidade media, acrescente os secos (farinha, bicarbonato, fermento e sal) batendo por 1 minuto. Derrame imediatamente no tabuleiro preparado e leve ao forno por 20 a 25 minutos, ou até um palito sair seco do centro do bolo e a massa de soltar das laterais do tabuleiro.
5. Quando faltar 3 minutos para o bolo ficar pronto, comece a preparar a cobertura. Ela tem que ser despejada quente assim que o bolo sair do forno.
6. Para a cobertura: numa panela media, ponha o chocolate, a manteiga, e o iogurte. Leve ao fogo médio somente até derreter o chocolate e a manteiga. Retire do fogo e acrescente a baunilha, o sal e os 3 copos de açúcar de confeiteiro. Misture bem, junte as nozes picadas e imediatamente derrame com cuidado no bolo quente. Espalhe com uma espátula sobre toda superfície do bolo. Deixe secar por no mínimo 1 hora.





7. Para retirar do tabuleiro, passe uma faca na borda toda para desgrudar qualquer pedaço de massa que tenha ficado mais agarrado no tabuleiro. ponha uma tabua em cima do tabuleiro e vire ao avesso com muito cuidado. Levante o tabuleiro com cuidado. Retire o papel manteiga e ponha outro prato ou tabua em cima do fudge, e de novo, vire ao avesso para voltar o doce de cabeça pra cima!


Agora você vai ter que me prometer uma coisa: você vai esperar pelo menos uma hora antes de partir o doce depois que cobrir com a calda.

E se você agüentar esperar mais um pouquinho, você vai ver que esse bolo fica ainda mais gostoso depois de algumas horas… Mas aí talvez seja pedir demais…

Beijus da Chris














Nenhum comentário:

Postar um comentário