sábado, julho 06, 2013

CAMARÃO NA MORANGA


Para aqueles que acham que fazer esse prato é difícil se enganam. O único detalhe importante é no tempo do cozimento dos camarões, eles não devem cozinhar demais. Outra sugestão que eu dou nessa receita é usar o leite de coco, ou para quem não gosta de um sabor mais acentuado pode trocar por creme de leite fresco, ambas opções ficam uma delícia...




Ingredientes:

1 moranga grande
1 Kg de camarões médios limpos e sem casca
400 gramas de requeijão tipo catupiry
1 vidro de palmito selecionados
1 vidro de leite de coco ou 200 ml de creme de leite fresco
1 cebola picadinha
2 dentes de alho
3 tomates picados sem sementes
1 colher de café de colorau
1 colher de sopa de farinha de trigo
sal e pimenta do reino a gosto
suco de meio limão
salsinha para decorar
azeite para refogar


Modo de preparo:

Com os camarões já limpos tempere-os com sal e pimenta do reino a gosto e o suco de meio limão e reserve.
Tire a tampa da moranga e com o auxílio de uma faca limpe por dentro tirando os caroços. Lave bem e salpique sal por dentro. Embrulhe em um papel alumínio e leve ao forno por 45 minutos ou até que fique macia. Após assada retire com a colher algumas lascas da moranga para agregar ao refogado.

Para o refogado frite a cebola e o alho no azeite e em seguida coloque os tomates picados e as lascas da moranga, deixando cozinhar por uns 5 minutos. Junte o palmito e o camarão e cozinhe por no máximo mais 3 minutos para que o camarão não fique borrachudo. Coloque o leite de coco ou o creme de leite fresco, opte por um ou outro conforme o seu paladar, e em seguida acerte o sal e a pimenta do reino e coloque o colorau. Dissolva a colher de farinha em um pouquinho de água e adicione mexendo bem até que comece a encorpar o molho. Eu sempre uso um pouquinho da farinha no caso de molhos que levam camarão pois costuma juntar muita água e assim você evita cozinhar demais o camarão até que essa água seque sozinha. Desligue o fogo.

Para a montagem forre toda a moranga por dentro com a metade do catupiry, despeje o molho de camarão e use a outra metade do catupiry para cobrir.

Leve ao forno quente somente para gratinar. Salpique a salsinha depois que tirar do forno.

Sirva em seguida. Bom apetite!!!

Beijus da Chris

Nenhum comentário:

Postar um comentário