domingo, julho 07, 2013

PÃO DE BATATA RECHEADO

Olá!!! Tarde ensolarada ótima pra gente colocar uma massa de pão pra crescer neh!!! Quem convive comigo sabe da paixão que eu tenho por panificação, estou sempre testando receitas novas, fazendo experimentações de maneiras diferentes de prepará-las. Enfim, trabalhar com massa de pão é realmente um relaxamento pra mim. Sem mais delongas, vou aproveitar a tarde e compartilhar com vocês algumas das minhas receitas preferidas. Começando pelo pão de batata recheado...






Ingredientes:

1 envelope de fermento biológico fresco
2 batatas médias cozidas e espremidas
1 xícara de leite
1 ovo
1 colher de café de sal
2 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa cheia de manteiga amolecida
500 gramas de farinha de trigo aproximadamente


Recheio:

250 gramas de requeijão cremoso
250 gramas de presunto em fatias

Modo de preparo:

Dissolva o fermento no sal e açúcar, acrescente o ovo, a batata espremida e mexa bem. Coloque metade do leite, a manteiga amolecida e meia xícara de chá de farinha e misture bem com um garfo. Vai ficar uma massinha pastosa que a gente chama de pé da massa. Tampe com um plástico filme e coloque em um ambiente sem corrente de vento para crescer por uns 30 minutos.

Passado esse tempo adicione ao pé da massa a outra metade do leite e junte a farinha aos poucos sovando até que a massa desgrude das mãos. Tampe e coloque para crescer novamente por uns 50 minutos.

Depois de crescida a massa divida em partes individuais fazendo bolas todas do mesmo tamanho. Coloque em uma assadeira untada, cubra com um pano e deixe descansar por uns 15 minutos.

Para rechear abra a massa com a palma das mão e coloque dentro de cada uma um rolinho feito de presunto recheado com requeijão cremoso. Boleie cada uma para que fique bem redondinha  e volte para a assadeira untada com óleo. Deixe espaço entre elas na assadeira para não grudar.

Asse em forno alto pré aquecido a 200 graus até corar.

Dica: se quiser faça recheios variados, pode ser até doce!!!
Use sua criatividade!!!


Beijus da Chris










Um comentário:

  1. olá, gostaria de saber se a batata é (batata doce) ou batata normal... bjos

    ResponderExcluir