quarta-feira, junho 26, 2013

BOMBA DE CHOCOLATE E CAROLINAS

Hoje conforme prometido estou trazendo para vocês as receitas de delícias doce de padaria, são aqueles doces que a gente encontra sempre na padaria e acha que só dá pra comprar pronto, então...vou mostrar pra vocês como é fácil fazer essas gostosuras, vamos aproveitar que as férias está só começando e fazer pra criançada, começando pela bomba de chocolate...





Ingredientes:

4 ovos
1 xícara de chá de água
1 xícara de chá de leite
100 gramas de manteiga
1 xícara de chá + 1 colher de sopa de farinha de trigo

Creme de chocolate:

250 ml de leite
1 colher de manteiga
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de café de sal
2 colheres de sopa de açúcar
4 gemas
2 colheres de sopa de amido de milho
1 xícara de chocolate em barra ralado ou em pastilhas (ao leite ou meio amargo)

Cobertura:

250 gramas de chocolate meio amargo
200 ml de creme de leite de caixinha


Modo de preparo:

Essa massa também é conhecida como massa patachou, que nada mais é do que uma massa cozida e depois assada. Você vai precisar da batedeira planetária que tenha a pá para massa, essa não tem como fazer sem ok.
Em uma panela coloque para ferver a água, o leite, o sal, o açúcar e a manteiga. Quando começar a ferver coloque a farinha de uma vez só, como se fosse para fazer massa de salgadinho, e mexa até desgrudar da panela. Transfira a massa para a batedeira e com a raquete bata, em velocidade baixa, por uns 3 minutos para a massa esfriar um pouco. Ainda em velocidade baixa vá colocando os ovos 1 a um até obter uma massa lisa, homogênea e brilhante. Feito isso transfira a massa para um saco de confeiteiro e com o bico perlê (é aquele aberto de riscos) faça riscos largos em uma assadeira forrada com papel manteiga. Tente fazer todas do mesmo tamanho. Leve imediatamente ao forno em temperatura alta de 210 graus por 10 minutos e após abaixe o fogo para 180 graus e deixe até dourar. Retire do forno e aguarde esfriar, enquanto isso prepare o creme do recheio.

Para o creme do recheio coloque todos os ingredientes em uma panela, exceto o chocolate, e em temperatura média mexa com um fuê até o creme engrossar. Engrossado o creme, misture o chocolate até derreter bem. Transfira para uma tigela e leve a geladeira para esfriar um pouco.

Para montar a bomba é só cortá-la ao meio, rechear usando o bico de confeitar e banhar a parte de cima no chocolate derretido com o creme de leite.

Reserve e deixe secar a cobertura antes de servir.

O que diferencia a bomba da carolina é apenas o formato e o recheio. A massa usada e o modo de preparo é o mesmo. 

Para a carolina tradicional você vai precisar do doce de leite para rechear ok.





Com a massa no saco de confeiteiro troque para o bico pitanga e faça um pingo grosso na assadeira forrada e leve ao forno. O procedimento de assar a massa é o mesmo da bomba.
Para rechear a carolina, como a massa patachou é meio oca, você pode fazer um furo em baixo com o próprio bico para colocar o doce de leite. Em seguida banhe a parte de cima da carolina na cobertura de chocolate. Espere secar e sirva.

Vamos aproveitar as férias e fazer para os pequenos!!!

Beijus da Chris








Nenhum comentário:

Postar um comentário