sexta-feira, junho 07, 2013

GRATINADO DE MANDIOCA COM LINGUIÇA


Para inovar um pouco essas receitas de escondidinho que a gente já está acostumado a ver resolvi postar pra vocês um gratinado de mandioca com linguiça. O que o diferencia do escondidinho é que nesse gratinado as mandiocas são colocadas em rodelas grandes sem ter que preparar o purê, acompanhado de linguiça aceboladas e 
com um creme prá lá de saboroso...






Ingredientes:

1 Kilo de mandioca cozida ao dente
2 gomos grandes de linguiça calabresa defumada
2oo gramas de mussarela ralada

Para o refogado de cebolas:

2 cebolas grandes em rodelas fininhas
3 colheres de sopa de azeite 
1/2 copo de água
2 colheres de sopa de molho inglês
2 colheres de sopa de aceto balsâmico
sal a gosto

Para o creme:

1/2 litro de creme de leite fresco
200 gramas de queijo parmesão ralado grosso
3 ovos


Modo de preparo:

Descasque a mandioca e corte em rodelas grossas. Cozinhe em água e sal até ficar al dente. Tire a pele da linguiça e corte em fatias finas. Leve a frigideira até que fiquem douradas e reserve. Para o refogado de cebolas, na mesma frigideira que você usou para a linguiça coloque as 3 colheres de azeite, as cebolas cortadas em rodelas bem fininhas e refogue até ficarem com a cor de caramelo. Adicione o molho inglês, o aceto balsâmico, a água e o sal e deixe cozinhar só um pouco até o molho reduzir, reserve. Para o creme misture todos os ingredientes em uma tigela e reserve.

Para a montagem você vai precisar de um refratário untado com azeite ou manteiga. Coloque primeiro as mandiocas, por cima o refogado de cebolas. Despeje todo o creme e cubra com a mussarela ralada e as rodelas de linguiça calabresa. Leve ao forno alto até que fique gratinado.

Esse é um prato que deve ser servido bem quente, com esse friozinho que anda fazendo é uma excelente pedida!!!

Bom apetite!!!
Beijus da Chris







Nenhum comentário:

Postar um comentário