segunda-feira, junho 03, 2013

SOPA DE CEBOLA GRATINADA

Originária da França a sopa de cebola gratinada é uma das entradas mais apreciadas pelos franceses. Uma das lendas sobre o seu surgimento conta que ela foi criada pelo Rei Luis XVI. Em uma noite ele descobriu que só tinha cebola, manteiga e champanhe. Outros já dizem que a sopa de cebola era um hábito dos gauleses de colocar um pedaço grosso de pão no fundo do prato e despejar em cima um caldo de cozimento a base de legumes e carnes. Essa era uma das refeições tradicionais à época. Entretanto a mistura de cebolas caramelizadas, carne,  pão e queijo gruyére derretido tem um sabor clássico independente de ser uma comida de servos ou de realeza.



Ingredientes:

5 cebolas grandes cortadas em meia lua fininha
2 colheres de sopa cheia de manteiga extra sem sal
1 talo de alho poró picadinho
2 colheres de sopa de farinha de trigo ou se preferir 2 colheres de sopa de aveia fina
2 litros de caldo de carne não muito forte
ou se preferir 2 litros de caldo base de legumes (postado no blog)
1 bouquet garni (salsinha, louro, tomilho)
cebolinha picada a gosto
sal e pimenta do reino a gosto
6 fatias grossas de pão italiano ou português
200 gramas de queijo gruyére ou emental ralado grosso


Modo de Preparo:

Doure as cebolas na manteiga lentamente. Esse é o passo mais importante da receita onde o prato ganha toda a cor e sabor. Siga mexendo sempre até que a cebola ganhe um aspecto caramelizado. Isso deve levar uns 20 minutos. Junte o alho poró picadinho, refogue mais um pouco. Um caldinho caramelado deve ter se formado no fundo da panela. Acrescente a farinha ou a aveia e misture bem, depois adicione o caldo e o bouquet garni. Tempere com o sal e a pimenta e cozinhe por uns 20 minutos. Retire o bouquet garni. Coloque a sopa em seis tigelas que possam ir ao forno (refratárias), e uma fatia grossa do pão por cima de cada uma delas com algumas fatias de cebola da sopa. Cubra com o queijo gruyére ralado grosso por cima e leve ao forno alto para gratinar. Se você tiver aquele forno com resistência próprio para gratinar o resultado fica bem melhor. Na hora de servir salpique a cebolinha picada.

Essa sopa ficou muito conhecida desde a década de 80 em São Paulo pois é feita tradicionalmente no Ceagesp/SP, aliás todos os anos acontece lá durante os meses de maio a agosto o Festival de Sopas. Toda semana o cardápio muda, exceto a sopa de cebolas gratinada que é fixa. Se quiserem conhecer é só clicar no link do site abaixo.

Façam e me contem!!!
Beijus da Chris



Nenhum comentário:

Postar um comentário