domingo, junho 30, 2013

MOQUECA DE CAÇÃO

Essa receita de Moqueca é muito rápida de fazer, com apenas 30 minutos já está prontinha para servir. Um prato com sabores acentuados porém muito leve e suave...





Ingredientes:

1 Kilo de Cação em postas
1 unidade pequena de pimentão vermelho fatiado
1 unidade pequena de pimentão verde fatiado
1 unidade pequena de pimentão amarelo fatiado
3 tomates fatiados
1 cebola grande cortada em rodelas finas
4 batatas cortadas em rodelas grossas
200 ml de leite de coco
suco de 1 limão
molho de alho a gosto
sal e pimenta do reino a gosto
1 xícara de chá de azeitonas pretas inteiras sem caroço
salsinha e coentro a gosto
páprica picante a gosto
pimenta dedo de moça picadinha sem pele e sem semente
azeite extra virgem o quanto baste


Modo de preparo:

Primeiro eu começo temperando o peixe. Coloque o suco de 1 limão, o molho de alho (igual ao vidrinho de molho de pimenta pronto que a gente compra no mercado), sal e pimenta do reino a gosto. Reserve e deixe descansar. Por ser uma carne mais sensível, com 30 minutos de antecedência é o suficiente para que o tempero pegue bem ok. Prepare o mise en place de todos os ingredientes que estão listados na receita,    este é o único trabalho que você vai ter, é essencial para que você faça a montagem do prato.
Para a montagem utilize uma panela própria para moqueca, se você não tiver uma opção boa é usar aquela panela Wok o efeito é o mesmo.
Coloque uma generosa porção de azeite no fundo da panela e comece montando na seguinte sequência: rodelas de tomate, cebola, os pimentões de 3 cores e a batata, tempere as camadas com sal, pimenta do reino e a páprica moderadamente. Regue com azeite. Em seguida uma camada do peixe e um punhado de azeitonas pretas. Repita as camadas até terminar todos os ingredientes, sendo os legumes como última camada. Regue tudo com a marinada do tempero do peixe que sobrou. Ligue o fogo em temperatura média e tampe a panela. Não precisa colocar água, pois os ingredientes já irão soltar água o suficiente para o cozimento. Deixe cozinhar por uns 15 a 20 minutos. Abra a panela e coloque o leite de coco e deixe cozinhar por mais 10 minutos até o molho começar a engrossar. Com uma espátula mexa nas laterais da panela para que o molho se misture por igual. A batata ajuda para que o molho engrosse naturalmente. Finalize o prato com o coentro e a salsinha picada. Coloque a pimenta dedo de moça picadinha sem a pele e sementes.

Dica: quando você for temperar o peixe cuidado com a quantidade de sal pois vocês irão utilizar essa marinada para regar a moqueca.

Leve a panela a mesa, sirva com arroz branco e pirão!!!

Bom apetite
Beijus da Chris




Nenhum comentário:

Postar um comentário