sexta-feira, junho 28, 2013

COXINHA DE FRANGO

Quem resiste a uma coxinha com massa crocante e quentinha heim??? Então a dica importante é fritar poucas por vez, em óleo bem quente. A minha receita que vou compartilhar com vocês aqui fica bem macia e cremosa por dentro e sequinha por fora...





Ingredientes:

1 tablete de caldo de frango
4 xícaras de chá de leite
2 1/2 colheres de sopa bem cheia de manteiga
4 xícaras de chá de farinha de trigo

Para o recheio:

1 peito de frango cozido e desfiado de + ou - 400 gramas
1 cebola média picadinha
2 dentes de alho
1 colher de sobremesa de colorau
1 envelope de Sazon da cor verde
salsinha e cebolinha picadas a gosto
sal e pimenta do reino a gosto
óleo de milho para refogar

opcional: requeijão cremoso 400 gramas

Para empanar:

2 ovos
2 colheres de sopa de água
farinha de rosca o quanto baste


Modo de preparo:

Comece pelo recheio para dar tempo de esfriar bem. Cozinhe e desfie o peito de frango a seu modo. Em uma panela, coloque um fio de óleo e refogue a cebola e o alho, coloque o frango desfiado e em seguida o colorau para dar cor e o sazon para dar o sabor ( esse sazon verde tem a cor do colorau também). Acerte o sal se necessário, coloque a pimenta do reino a gosto, a salsinha e a cebolinha bem picada. Transfira o recheio para uma tigela para esfriar enquanto faz a massa.
Para a massa coloque o leite na panela e tempere com 2 colheres de sopa de manteiga e o caldo de galinha. Assim que abrir fervura coloque de uma vez toda a farinha de trigo. Abaixe o fogo e mexa com uma colher de pau até que massa desgrude da panela e forme uma bola. Nesse momento final mais meia colher de manteiga para umedecer a massa, esse é a minha dica para uma massa bem macia. Transfira a massa para um bowl, espere esfriar um pouco e sove com as mãos para que a massa fique bem lisinha.
Para rechear pegue uma pequena porção e abra na palma da mão em formato redondo. Com a ajuda de uma colher pequena coloque o recheio bem ao centro da massa deixando as bordas livres, se quiser, nesse momento coloque também uma pequena quantidade de requeijão cremoso. Puxe as bordas para cima para fechar a coxinha e dar o formato e enrole com as mãos fazendo movimentos circulares como na foto abaixo...




Modele todas e após passe nos ovos batidos misturado com a água e na farinha de rosca.

Dicas importantes: Muitas receitas usam água na massa do salgadinho, eu prefiro usar o leite, a massa fica bem mais macia. Outro detalhe, eu não gosto de usar o tomate picado no refogado do frango. O tomate costuma dar no refogado um sabor azedinho, não que estrague, mais é que a própria acidez que tem no tomate é que causa essa sensação de azedo no sabor. Por isso eu uso o colorau, ele é um tempero natural que é usado somente para dar cor, substitui muito bem o tomate nesses casos.

Essa coxinha depois de pronta pode ser congelada. Se quiser congelar a melhor maneira é colocá-las uma a uma soltas em uma assadeira, levar ao freezer, e só depois de bem congeladas que vocês poderá colocá-las todas juntas em um saquinho para congelamento e lacrar. Se vocês colocarem todas juntas para congelar corre o risco de grudar uma na outra e quebrar!!!

Não se esqueçam a dica inicial, fritem poucas quantidades por vez em óleo bem quente.

Espero que tenham gostado!!!

Beijus da Chris



Um comentário:

  1. Essa receita é maravilhosaaaaa... podem fazer dar super certo!!

    ResponderExcluir