Massa:
1 kilo de farinha de trigo
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de café de sal
1 tablete de fermento biológico fresco (15 gramas) ou 1 envelope de fermento biológico seco
1 colher se sopa bem cheia de manteiga ou margarina
350 ml de leite morno
200 ml de agua morna
150 ml de oleo (eu só uso o de milho)
Modo de preparo:
Primeiro coloque o fermento e dissolva no açúcar e no sal. Feito isso coloque o leite e a água sempre em temperatura morna e em seguida o óleo, a manteiga ou margarina e metade da quantidade de farinha de trigo (500 gramas). Misture muito bem os ingredientes com o auxilio de uma garfo ou fuê. A massa ficará na consistência cremosa....é assim mesmo que deverá ficar, é o que chamamos de esponja, ou pé de massa. Esse procedimento é importantíssimo para ativar o fermento e fazer com que a sua massa cresça e fique bem fofinha. Cubra com uma pano de prato limpo e seco e coloque em um local onde não tenha vento (pode ser dentro do forno desligado ou no microondas). Deixe descansar por meia hora ou até que a massa dobre de tamanho. Após esse procedimento despeje na pia o restante da farinha de trigo juntamente com a massa já crescida e sove até que desgrude das mãos. Faça bolinhas e coloque novamente para crescer, é para dar mais ou menos em torno de 40 bolinhas. Cubra novamente com o pano de prato. Enquanto você prepara o tempero da carne do recheio a massa irá crescer. Esse segundo crescimento é bem rápido.
Recheio de carne:
50o gramas de carne moida sem gordura (patinho ou alcatra)
4 a 5 unidades de tomate picado sem sementes
1 cebola grande
suco de 2 limões
sal a gosto
pimenta síria a gosto
Misture bem todos esses ingredientes do tempero com a carne.
Montagem:
Abra cada bolinha com as mãos e coloque o recheio com o auxílio de uma colher. Agora é o jeito de cada um para que o formato da esfiha fique bem redondinha!!!! Eu tenho a minha maneira que vou tentar explicar aqui pra vocês!!! Eu posiciono o polegar direito em cima da bolinha, pressiono e vou girando a massa.....ela fica redondinha e com a borda alta, com espaço suficiente para encaixar o recheio!!! É bem fácil
Dica importante: Após de começar a rechear as esfihas, eu coloco a carne já temperada dentro de uma peneira grande para escorrer o líquido do limão, para não ter risco de embatumar a massa. O tempero solta bastante líquido.
Pincelar gema nas bordas e assar em forno alto (200 a 220 graus) até que a borda fique levemente dourada, não deixe ficar mais que esse tempo para não ressecar demais a esfiha.
Esse é o segredo da esfiha com a bordinha crocante e a massa bem macia!!! Espero que tenham gostado, amanhã tem mais!!!
Despejar na pia o restante da farinha de trigo é legal......
ResponderExcluir