Pão Petrópolis como já sugere o nome é um pão conhecido na cidade de Petrópolis/RJ, servido em fatias grossas e passado na chapa com manteiga. Há um tempo atrás, já tinha visto essa receita na Ana Maria Braga, fiquei maluca pra fazer, pois tenho verdadeira paixão em fazer pães caseiros, são as minhas receitas preferidas.
A textura da massa é ultra macia, o pão fica alto e cresce muito rápido pois leva bastante fermento. Tem um sabor levemente adocicado e talvez por isso fique tão gostoso fazê-lo na chapa, em fatias grossas com a manteiga, não que seja uma regra comê-lo assim, mas com certeza é isso que o torna mais gostoso ainda!!!
Ingredientes:
3 xícaras de chá de trigo
1 pitada de sal
2 tabletes (30g) de fermento fresco
1 colher (sopa) de manteiga
¾ xícara de chá de leite morno
1 ovo
Modo de preparo:
Coloque numa tigela o fermento fresco, a manteiga, o leite e o ovo e misture bem.
Acrescente a farinha, o sal e o açúcar misturando bem e sovando para que a massa fique homogênea.
Coloque a massa dentro da tigela, feche com plástico filme e deixe a massa descansar por uns 30 minutos dentro de um microondas desligado (é o melhor lugar para se deixar uma massa crescer: sem vento, escuro e ele fica quietinho).
Enquanto isso, unte uma forma para bolo inglês e cole (com a ajuda de um pouco de margarina) uma fatia de papel manteiga em toda volta, deixando que ele saia 10 cm acima da forma.
Modele a massa dando formato do pão, polvilhe com farinha de trigo e transfira massa para a forma.
Pincele a massa de pão com margarina e novamente deixe crescer até a massa dobrar de tamanho.
Leve o pão ao forno médio pré-aquecido a 180°C por cerca de 30 minutos ou até dourar.
Retire do forno, desenforme e retire o papel manteiga.
A receita poderia parar por aí....só assim já fica uma delícia, mas lá em Petrópolis eles cortam uma fatia bem grossa e passam uma camada bem generosa de manteiga e levam na chapa, ou frigideira bem quente, e eu não poderia deixar de experimentar, é simplesmente divino!!!
Beijus da Chris
Nenhum comentário:
Postar um comentário